top of page

Inovação tecnológica é a base para uma logística eficaz

O segmento logístico tem grande influência sobre a economia brasileira. De acordo com o Instituto de Logística e Supply Chain (ILOS), foram transportados cerca de 54 milhões de toneladas de cargas no ano de 2014 e o custo logístico atual é de aproximadamente 11,5% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro.


No Brasil, o transporte rodoviário é o grande dominante do mercado logístico. Em um cenário em que as estradas, rodovias ou grandes avenidas não acompanharam o desenvolvimento do país, a tecnologia virou a principal aliada para a eficiência de todo o processo logístico, desde a coleta até a entrega das mercadorias nas mais variadas localidades.


Em resumo, uma logística eficaz produz melhor por menor custo, cortando gastos desnecessários e possíveis perdas econômicas. A eficiência na logística disponibiliza o produto certo, na quantidade e momento exatos de acordo com cada cliente.


‘Quando uma empresa trabalha com logística e ela não possui um processo de roteirização otimizado, automatizado, ela perde aproximadamente 15 a 35% do custo operacional todos os dias. Tendo a tecnologia como aliada, através de um software, as empresas gastam pouco e ganham muito, com um processo de otimização da rotas’ afirma Laerte Gurgel, CEO da Wiselog, desenvolvedora de um software que planeja rotas, otimiza e monitora operações de campo no mercado de logística e serviços urbanos.


O software desenvolvido pela Wiselog é um instrumento de inteligência que permite a qualquer empresa planejar e diminuir os custos operacionais em cerca de 25%. O processo logístico, desde a escolha do veículo até o tempo necessário para cada entrega, pode ser acompanhado em tempo real através do aplicativo da empresa para smartphones e tablets. O software leva em conta ainda a velocidade histórica das vias e os congestionamentos em tempo real.


A automação do processo beneficia também as empresas prestadoras de serviços de manutenção, instalação e montagem, otimizando o tempo dos profissionais nas execuções das tarefas.


De acordo com Laerte Gurgel, outro erro das empresas que não utilizam a tecnologia é o de considerar a quilometragem mais importante que o tempo de entrega. ‘É no ganhar tempo que eu diminuo minha frota. Quando diminuo um veículo, diminuo consequentemente o custo fixo e os quilômetros rodados’.


A Wiselog desenvolve projetos customizados para determinados tipos de clientes, de acordo com a necessidade específica. Outra vantagem é que o software trabalha com a tecnologia ‘em nuvem’, não dependendo de máquina e de nenhuma grande infraestrutura, o que torna o processo mais rápido e barato. A economia com os processos logísticos torna os produtos mais acessíveis para seus clientes.


‘As empresas de transporte que não adotarem um processo de otimização, terão dificuldades. O concorrente adota, diminui o seu custo operacional em 15% ou mais e a outra empresa será ‘obrigada’ a usar este software. É um processo inexorável’, finaliza Laerte Gurgel.


Mais informações: http://www.wiselog360.com/


Posts Recentes
Arquivo
Curta nossa página no Facebook
  • Facebook Basic Square
bottom of page